top of page
  • Foto do escritorPaçoca Psicodélica

Há Razão na minha Reza- Estela Willeman

Eu rezo, bastante, todos os dias.

Mas creio que a reza modifique mais a quem reza, e este ser modificado, sim, é quem transforma o mundo.

A minha reza não me deixa ficar em paz sabendo que há irmãos com fome, com sede, e passando por injustiça.

Eu clamo a Omolu pela cura das pessoas e do mundo e eu clamo a Xangô pela justiça, mas sei que só nós, mulheres e homens, podemos fazer esta justiça.

Deus nenhum seria Deus se interferisse na vontade de sua criação. Cabe a nós a transformação do mundo.


Só assim seremos capazes de honrar o dom lindo e precioso que recebemos de graça: o dom da vida.


08 04 2020




INTELECTUAL MARXISTA


É difícil ser uma intelectual marxista e ao mesmo tempo continuar sendo uma pessoa espiritualizada e utópica perto dessa gente namastê gratiluz neoliberal.


Dá uma vontade danada de aderir ao ateísmo porque parece mais digno e coerente com a minha "profissão de fé" cotidiana. Tem gente que está quase falando "gratidão" pra essa pandemia e eu sinto toda a minha evolução espiritual ir ralo abaixo porque minha reação é de profundo e violento ódio à incapacidade crônica de compreenderem que a maior parte das pessoas não tem seus privilégios, à incapacidade crônica de terem solidariedade por quem não tem o mínimo e está sendo humilhado e exterminado por esta peste...


É muito difícil... P.S.: você, individualmente, pode ter gratidão a qualquer coisa que se lhe aconteceu e te provocou uma epifania e, consequentemente, aumentou sua maturidade diante do mundo, sua paz, seu bem estar, sua alegria de viver. Isso é um processo individual SEU e deve ser respeitado. Mas se a SUA caída de ficha individual te torna tão grato e feliz consigo mesmo a ponto de te fazer ignorar que há milhares de pessoas neste exato momento sendo humilhadas pela dor, pela fome, pela angústia da incerteza e mesmo morrendo indignamente como baratas por causa do mesmo acontecimento que te fez "evoluir", você é um puto de um egoísta nojento e eu não tenho nada contigo.


"Mais amor, por favor" também é sobre isso: evolução espiritual sem consequências concretas de redução de desigualdade nas relações sociais coletivas não passa de narcisismo.




Estela Willeman. Caxias, RJ.

11 04 2020
















******************************



O PROJETO Mulheres em 40ntena: 40 textos femininos durante o período de isolamento social de norte a sul do Brasil. Leia, curta, comente, compartilhe e envie você também seu post de FB, trecho de díário, aquelas linhas que vocês escreveu e amassou ou um pouco do que está preso no peito. A escrita liberta! Nossas histórias são também de outras mulheres.


Fale com a Revista Pedaleiras em CONTATO ou no zap 21993272560.

36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page