top of page
  • Foto do escritorPaçoca Psicodélica

Ser Mãe é Padecer - Ana Queiroz

Preciso muito desabafar Hoje faz um mês que estou com as crianças direto em casa, e eu poderia dizer que não sei se vou aguentar mais um mês, ou 2, ou 3, pq eu vou ter que aguentar né, é um fato, não importa se no final vou estar com o psicológico mais fodido e ou com a minha saúde mais deteriorada, ninguém tá ligando pra isso, não tá mesmo. Não adianta vir aqui dizer que está ou vir me dizer no privado, pq tudo de mais doloroso pelo que eu já passei na vida, sempre fui eu comigo mesma, nos momentos mais difíceis só eu estava presente comigo assim como agora. Isso significa também que eu vivo o isolamento social não há 30 dias, mas desde o dia que me tornei uma mãe solo com uma "rede de apoio" que mais parece um pesadelo horrível. Estou saturada, não estou conseguindo estudar e ao que tudo indica vou acabar perdendo esse semestre, os nervos estão a flor da pele, tive dor de cabeça o dia inteiro e tenho certeza que foi a rinosinusite me dando um oi. Como se não bastasse tudo isso, essa casa que eu tanto gosto, que é o melhor ponto em que eu poderia morar pela dinâmica com as crianças, está se tornando mais um desgosto a cada dia que passa... Logo no início da segunda semana de quarentena começou o bate estaca na parte de fora da terceira casa aqui do quintal. A senhoria que sempre foi muito "gente boa", nunca tive nenhum atrito, resolveu colocar cerâmica nas varandas externas em plena pandemia!!! As crianças que já estavam isoladas sem poder ir a lugar algum, agora nem na varanda externa estão podendo ir mais pq outras pessoas estão transitando lá fora. Hoje fui na varanda interna e descobri que: 1- Essa semana vão colocar a cerâmica na minha varanda e essa merda vai acabar (eles ficaram quase duas semanas batendo estaca nas minhas paredes do lado de fora, minha casa é a maior das 3 e não divido parede com ninguém, então demorou mais tempo) 2- Simplesmente resolveram também mexer na caixa de esgoto na varanda e a casa quase foi invadida por dezenas de baratas hoje 3- Ouvi da boca da senhoria que ela não sabe se acredita "nesse vírus", que ela acha que inventaram isso tudo pra derrubar o Bolsonaro. Quanto a essa última, eu perguntei com toda a minha sinceridade, e eu não sei nem como eu ainda tive forças, se ela realmente acreditava que TODOS OS PAISES DO MUNDO estavam mentindo, que todos os países, Itália, França, Estados Unidos e outros estavam unidos afim de derrubar um presidente do Brasil, "do Brasil" enfatizei pra ela. Perguntei também se as pessoas conhecidas que já foram diagnosticadas, e uma que inclusive veio a óbito, se estavam mentindo e inventando isso pra mim. Muda e boquiaberta eu a deixei do lado de fora e entrei pra casa. Nesse momento, se não fosse a pandemia, eu sinceramente já estaria procurando outra casa pra morar, mesmo eu amando essa casa, mesmo eu sabendo que dificilmente vou achar outra tão boa em vários sentidos. Estou cansada, estou chateada, triste, desanimada, quase sem esperança. Quero dizer só mais uma coisa, se você é mulher e leu até aqui, presta bastante atenção no que eu vou te dizer agora. Ninguém vem com uma plaquinha na testa dizendo se presta ou não, e dificilmente alguém nesse mundo é santo. Eu poderia dizer pra vocês, as que ainda não tiveram filhos, pra não terem de jeito nenhum pq provavelmente a maternidade vai ser uma das piores coisas na sua vida, mas como já sabemos, até aquelas que se previnem correm o risco de engravidar (inclusive correm o risco de virem 2 bebês ao mesmo tempo, mesmo usando camisinha, pds, etc). Então, para as que já tem filhos, para as que ainda terão, se você algum dia for uma mãe solo e o progenitor não for um desgraçado que você tem que chegar ao ponto de ter que pedir uma medida protetiva, seja por injúria, por agressão física, etc, pro bem da sua sanidade mental, da sua saúde física, pra você não definhar em vida, não carregue esse peso sozinha, faça guarda compartilhada, não sinta culpa por isso, você NÃO TEM que se estrupiar toda pra cuidar de filho sozinha. Cê tá com raiva do cara? Ele fez merda, te magoou, não paga a pensão? Compartilhe a guarda e tenha tempo pra você, pra viver, e não apenas sobreviver. Vou repetir, você não precisa se sentir culpada pq você não fez filho sozinha e não é sua obrigação fazer tudo sozinha também, apenas a sua parte. Infelizmente aqui é o caso da medida protetiva, e outros assuntos pessoais pendentes. E principalmente no caso das meninas, não tenho essa opção, embora eu já tenha me pego em vários momentos cogitando a possibilidade, eu sei o quanto elas seriam prejudicadas, talvez até usadas pra me atingir de alguma maneira. Só me resta pedir ao universo pra que o tempo passe feito um relâmpago, e caso eu consiga sobreviver a tudo isso, mesmo que com algumas sequelas, eu volte a viver novamente. Aquele ditado deveria ser apenas "ser mãe é padecer".



Ana Queiroz. Serviço Social.

Magé, RJ.


56 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page